quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dieta Detox: Mas afinal o que é? Como funciona?



No começo de cada ano, recomeça a incansável busca pelo corpo perfeito, e entre as dietas mais seguidas nesse período mais quente do ano está à dieta detox, que ficou bastante popular por ter adeptos famosos, atrizes, cantoras, com a promessa de desintoxicar o organismo e perder peso rapidamente. Mas afinal o que é? Como funciona? Ela realmente elimina as toxinas e ajuda a emagrecer? 

Detoxificação: Qualquer processo biológico que busque a redução dos impactos negativos de xenobióicos ao metabolismo corporal. O objetivo da dieta detox é a transformação de toxinas em substâncias hidrossolúveis para serem eliminadas por meio da urina, bile, suor, fezes e lágrimas. Entre as substâncias estão os agrotóxicos, conservantes e aditivos químicos, excesso de medicamentos e poluição do ar. A detoxificação ocorre em todas as células, porém principalmente no fígado e no intestino de maneira continua. 

Em que se baseia a dieta:

• Redução do consumo de alimentos de origem animal.

• Opção do ovo, que tem menos toxinas que as carnes.

• São cortados grupos alimentares, como o dos alimentos com glúten, laticínios e seus derivados, açúcares, gorduras, carboidratos.

• Alimentos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos, pesticidas ou adubos químicos.

• Consumo de alimentos naturais, livres de corantes e conservantes químicos.

• Não exagere no consumo de álcool.

• Suar é uma importante via de detox e não deve ser inibida.

• Hidrate-se, principalmente com água.

• Invista em probióticos, como iogurtes ricos em lactobacilos importante para o bom funcionamento do intestino.

É importante salientar que a dieta detox só pode ser realizada por curto período de tempo, devido à alta restrição calórica e a dieta deve ser bastante fracionada, (2 em 2 horas). A idéia é seguir um cardápio adequado, vale lembrar que a dieta detox deve ser realizada com o acompanhamento de um nutricionista. A dieta auxilia na perda de peso, junto com a prática de atividade física, mas será necessária a reintrodução dos alimentos restritos para não haver carências nutricionais, para resultados em longo prazo, pois seu corpo precisa ser magro e saudável.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário