terça-feira, 5 de novembro de 2013

Por que Comer Oleaginosas?


As oleaginosas (amendoim, castanha do pará, castanha de caju, avelã, amêndoas, nozes, pistache, etc.) podem exercer diversos benefícios a nossa saúde, quando ingeridas em associação a uma alimentação saudável. 

Saúde do Coração

Seu papel benéfico é devido sua composição, pois são ricas em ácidos graxos monoinsaturados que auxiliam o controle dos triglicérides, do colesterol total, do LDL-c (colesterol ruim), desta forma diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Além disso, as oleaginosas são ricas em outros nutrientes essenciais para o equilíbrio do nosso organismo, como a vitamina E, selênio e manganês, que exercem diversas funções em nosso organismo, além de atuarem como potentes antioxidantes, removendo os radicais livres produzidos em excesso pelo nosso organismo. As oleaginosas também são ricas em magnésio, que participa de inúmeros processos em nosso organismo, como a adequada entrada de cálcio nos ossos, contração muscular, ação antiinflamatória, e regulação da pressão arterial. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Redução do Estresse

Os nutrientes encontrados em vários tipos de frutas oleaginosas podem ajudar a proteger o corpo contra os efeitos nocivos do estresse. Um estudo constatou que iguarias ricas em ácido alfa-linolênico, como nozes, protegem o coração durante períodos de estresse agudo, conhecidos por causar tensão cardiovascular. E amêndoas, graças ao alto teor de vitamina E, vitamina B e magnésio, podem amparar o sistema imunológico quando a pessoa está estressada.
 
Detox

Estudos indicam também que devido aos seus nutrientes, as oleaginosas auxiliam a destoxificação de toxinas, além de auxiliar a recuperação de danos celulares, e por estes mecanismos, podem atuar como importantes ferramentas na prevenção do câncer. Além disso, o consumo destes alimentos auxilia no fortalecimento de ossos e músculos, pois são ricos em magnésio e manganês, que auxiliam na manutenção da estrutura e equilíbrio da massa óssea e muscular.

Saúde do Cérebro

Graças à boa dose de vitamina E que as oleaginosas oferecem, são consideradas alimentos para o cérebro, ajudando a diminuir o declínio cognitivo com a idade. Além de proteger contra problemas associadas à idade, as nozes podem melhorar a memória de trabalho (memória de curto prazo), resolução de problemas e função motora.

Emagrecimento

As oleaginosas podem também ser importantes coadjuvantes na prevenção e tratamento da obesidade, pois pela sua qualidade nutricional, auxiliam o reequilíbrio orgânico, melhoram a resposta de destoxificação, que elimina toxinas causadoras do aumento de peso e obesidade, além de serem antiinflamatórias. Ou seja, a soma destes fatores e ações auxilia o emagrecimento.

Dica Ciclo Nutri: Deve-se lembrar que ao consumir deve ter cautela, pois existem pessoas que são hipersensíveis às oleaginosas, podendo levar o aparecimento de alguns sintomas. A quantidade também dependerá dos outros componentes da alimentação, pois é preciso equilibrar a quantidade de nutrientes e proporção entre as gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas. Normalmente uma variedade de 5 castanhas ao dia já traz muitos benefícios, entretanto, em uma única castanha-do-pará já possui a quantidade de selênio necessária para todo o dia, então, o ideal seria uma variedade entre as oleaginosas e não o consumo de uma fonte única.

O que vale é a criatividade para colocar as oleaginosas na nossa alimentação!

Esperamos que tenham gostado!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário